About

Caros visitantes, sejam bem-vindos ao meu blog!

Paixão:
Foi por um desfortúnio no amor que me fez querer estar mais perto do objeto amado, quando comecei em 2006 a estudar desenho e pintura. Minha trajetória é marcada por uma busca de si mesmo e pela busca do outro, meu porto.
Retratos e máscaras são resultantes dessa procura, que também é de um feminino, de um arquétipo, de algo que me remeta a uma essência que somos todos, homens e mulheres. As paisagens são imaginárias, estado de alma que me acompanha e faz com que eu me reinvente para reinventar o mundo e que milagrosamente, desembocam nos retratos. Meu tempo é cíclico.

É nesse estado ontológico que minhas obras se constituem. E, como trabalho basicamente com duas técnicas – aquarela e gravura – nas quais o acaso é sempre presente, as obras acabam me apontando o caminho do vir a ser. Nada está pronto ou é definitivo. Desmancho-me e me construo. Como no poema do Octávio Paz, busco rostos do meu eu e do outro. Sigo nessa longa jornada, degustada com muito prazer.
Angelita Cardoso

“[…] porta do ser, desperta-me, amanhece, deixa-me ver o rosto deste dia, deixa-me ver o rosto desta noite, tudo se comunica e transfigura, arco de sangue, ponte de latejos, leva-me ao outro lado desta noite, aonde eu sou tu somos nós, ao reino de pronomes enlaçados, porta do ser: abre teu ser, desperta, aprende a ser também, lavra tua cara, trabalha tuas facções, tem um rosto para ver meu rosto e que te veja, para ver a vida até a morte, rosto de mar, de pão, de rocha e fonte, manancial que dissolve nossos rostos no rosto sem nome, o ser sem rosto, indizível presença de presenças…” (Octavio Paz, Piedra Sol, pgs. 43-44).

Biografia
Sou paulistana, formada em História pela PUC e trabalho com pesquisa iconográfica (freelancer) para grandes editoras como Ática, Saraiva, Moderna, Leya. Foi em 2006, na busca de conhecimento mais profundo sobre as técnicas artísticas que comecei a estudar desenho. Desde então, me apaixonei e não parei mais. Trabalho com aquarela, gravura em metal, e outras técnicas que me proponho a estudar e experimentar. Gosto de descobrir coisas novas cujos resultados surpreendem.

Estudei pintura e ilustração no Instituto Tomie Ohtake, desenho e pintura com Dalton de Luca e Aquarela na Pintar, com Guyer Salles. Em 2007, viajei para a Itália, Sàrmede, onde participei de dois workshops de ilustração para livros infantis. Iniciei os estudos de calcografia em 2008 e, em 2010, organizei, juntamente com os artistas gravadores Cesar Nogueira e Guyer Salles, o ateliê “Aquaforte” dedicado à gravura em metal e aquarela.

No ano passado, participei do “SP Estampa 2012” com a exposição “Serendipity: acaso e cor na gravura em metal” – obras que utilizam cores na gravura em metal, aplicadas por superposição de matrizes e uso de tintas de diferentes viscosidades. Participei também de algumas outras exposições coletivas em S. Paulo.

Atualmente, trabalho no meu próprio ateliê, onde procuro reunir artistas para realizar alguns trabalhos coletivos sempre que possível.

Para falar comigo, por favor, enviem e-mail: angelitacardoso@uol.com.br
Um abraço,

Angelita Cardoso

Anúncios

2 thoughts on “About

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s